A Importância do Laudo de Vistoria Técnica Cautelar

Ter uma obra em construção como vizinho nem sempre é uma experiência agradável, visto tratar-se de uma atividade que implica em longo prazo de execução, convivência com pessoas estranhas à vizinhança e possibilidade de ocorrência de danos às edificações circunvizinhas, decorrentes da implantação do empreendimento.

A Vistoria Técnica Cautelar em imóveis vizinhos à obra tem como finalidade proteger vizinhos/contrutores de possíveis problemas que possam se manifestar durante a execução da mesma, visto que nem sempre o morador tem capacitação técnica suficiente para identificar possíveis danos já existentes no seu imóvel.

Assim, as partes envolvidas nesta relação de vizinhança podem ter conhecimento prévio das condições de uso e manutenção das edificações limítrofes à obra, minimizando as reclamações advindas de patologias pré-existentes nestes imóveis.

Quando da realização da Vistoria Técnica Cautelar, o profissional responsável procura identificar danos aparentes tais como: fissuras, trincas, indícios de infiltrações, abaulamentos, dentre outros, além das condições de manutenção do imóvel, de forma a retratar a situação atual do mesmo tanto em relação às características construtivas quanto às condições de uso pelo qual o imóvel é submetido.

Dessa forma, o Laudo de Vistoria Técnica Cautelar é o documento no qual são caracterizados e registrados através de relatórios, fotos, croquis e outros meios as patologias observadas no imóvel, destacando-se: fissuras e trincas em revestimentos; problemas estruturais aparentes; vidros quebrados; abaulamento de pisos; danos em esquadrias, etc.

De posse deste Laudo, o construtor encontra-se precavido quanto a eventuais problemas com vizinhos da obra e os proprietários limítrofes tem conhecimento prévio das condições atuais dos seus imóveis.

 

Eng. Civil Luiz Henrique Lopes Pinheiro

Especialista em Avaliações e Pericias de Engenharia

CREA-MG: 85.906/D

Posted in Artigos.

One Comment

Comments are closed.